19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Workshop Bikeability em São Paulo

Quando: Domingo, 25/09, das 10h às 18h

Onde: EBAC, Rua Mourato Coelho, 1404, Vila Madalena – São Paulo

Como podemos aumentar o uso de bicicletas em São Paulo como meios alternativos para o transporte? Como podemos tornar a cidade mais acolhedora para ciclistas e bicicletas? E como podemos empregar o uso de dados urbanos e as mídias sociais para promover a bicicleta em São Paulo?

Participe do workshop Bikeability no dia 25 de Setembro. O Round N Around irá mapear de forma colaborativa a cultura de ciclistas em São Paulo e criar um plano para melhorar a experiência das ciclovias de nossa cidade.

De Copenhagem a Los Angeles, de Amsterdã a São Paulo, as condições para os ciclistas nas cidades ao redor do mundo têm melhorado consideravelmente ao longo dos últimos anos. O número de pessoas que adotam o ciclismo como uma forma de se locomover pela cidade cresce a cada ano.

Muitas dessas mudanças podem ser creditadas às próprias comunidades de ciclistas. Com as novas ferramentas, como mídias sociais e aplicativos, tornou-se mais fácil informar os cidadãos sobre as vantagens e as oportunidades que o ciclismo oferece. Além disso, governos municipais vêm promovendo a cultura do ciclismo como um bem público, contribuindo para a construção de cidades mais habitáveis, sociais e sustentáveis.

São Paulo não é nenhuma exceção. Graças à dedicação de ciclistas ativistas, e ao compromisso do governo local, a cidade tem visto o layout de inúmeras ciclovias, bem como a abertura de grandes avenidas para ciclistas aos domingos.

O que é atraente sobre o ciclismo em São Paulo? O que poderia ser melhorado? Como é nossa experiência e nossa cultura ciclista? E como poderiam ser estendidas e se tornarem mais atraente para uma população mais ampla? Durante este workshop, essas perguntas começarão a ser respondidas. Os participantes serão envolvidos em um mapeamento coletivo da cultura do ciclismo em São Paulo.

Para responder a estas questões, os participantes serão convidados a ir coletivamente para fora e mapear a cultura ciclista em seus passeios de bicicleta regulares com o uso do aplicativo SnappThis, desenvolvido pelo Citizen Data Lab. Na volta, serão discutidos os resultados e elaboraremos um roteiro no sentido de estabelecer uma cultura mais acolhedora para os ciclistas em São Paulo.

Programa 25 Setembro

10:00 – Recepção

11:00 – ‘Bikeable Cities’, as histórias de Amsterdã & São Paulo

11:40 – Dados urbanos & bikeable cities

12:00 – Metodologia: utilizando o SnappThis para mapear a cultura do ciclismo em São Paulo

12:15 – Almoço

13:00 – Mapeamento de São Paulo – os participantes saem de bike para mapear as ciclovias

16:00 – Retorno

16:00 – Discussão com base nos resultados de mapeamento

17:00 – Soluções e Roteiro

18:00 – Finalização

Requisitos

Este workshop é gratuito e aberto a todos os cidadãos. Entusiastas do ciclismo e ativistas são especialmente incentivados a participar. O mapeamento colaborativo será feito com o aplicativo SnappThis. Uma bicicleta e um smartphone (Apple ou Android com 2G, 3G ou 4G) são necessários para participar nesta parte do workshop. Se você não tem acesso a um smartphone, é possível juntar-se com outro participante e participar no exercício de mapeamento juntos.

As palestras e discussão serão realizadas em inglês, mas a participação em português também é bem-vinda. O workshop oferece a possibilidade de mediação para ajudar as pessoas que não entendem inglês.

Inscrição

Para se inscrever, por favor preencha o seguinte formulário, clicando aqui.

Contexto

Este workshop é uma colaboração entre a USP e o Citizen Data Lab da Amsterdam University of Applied Sciences. Organizado em parceria entre o Het Nieuwe Instituut e a DOM Produção, o projeto tem o apoio da EBAC e de comunidades de ciclistas de São Paulo.

Este é o primeiro de dois eventos em que os participantes vão explorar o uso de ferramentas digitais a favor da causa ciclista na cidade. O próximo evento acontecerá dentro da programação da SP Tech Week, de 08 a 13 novembro de 2016, quando serão organizados uma conferência e um workshop sobre o uso de mídias digitais em estratégias de ativação social de causas públicas. Os participantes desse segundo workshop vão criar protótipos de vários tipos que possam promover a bikeability de São Paulo – de aplicativos sobre ciclovias a aplicativos de saúde – usando como ponto de partida o roteiro desenvolvido em nosso workshop anterior. A semana será finalizada com um evento aberto, envolvendo um público mais amplo, em torno da cultura do ciclismo na cidade de São Paulo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS