Shopping Light: passado e presente ao mesmo tempo em um só lugar

Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio preserva parte da história de São Paulo

0
129
Foto: Reprodução/Projetar

Localizado no centro da cidade, Shopping Light reúne história e contemporaneidade num só lugar. Diariamente, cerca de 35 mil pessoas circulam pelo prédio construído em 1929 para sediar a antiga empresa Light de fornecimento de energia elétrica. Entre outlets das cobiçadas Nike Factory, Lacoste, Calvin Klein e Puket; e lojas de diversas marcas famosas como Tommy Hielfiger, Youcom e Track & Field, o prédio preserva em sua arquitetura as características do período em que a chegada da energia elétrica mudou os hábitos de quem vivia em São Paulo.

Antes de se tornar Shopping e até mesmo antes de pertencer a fornecedora Light and Power, o lugar abrigou no início do século XX o Teatro São José, o primeiro da capital paulista. Para acompanhar o crescimento da cidade e comportar mais pessoas, foi construído o Theatro Municipal, na década de 1920, mesma época em que o Teatro São José foi demolido para dar lugar ao prédio Alexandre Mackenzie onde funcionaria as instalações da Light.

Localizado entre o Viaduto do Chá e a Rua Coronel Xavier de Toledo, o edifício possuí uma vista privilegiada do Vale do Anhangabaú, Theatro Municipal, Edifício Matarazzo e a Praça Ramos de Azevedo. A construção possuí uma passagem subterrânea que a interliga ao Theatro Municipal e a Galeria Formosa. Essa passagem era usada pela superintendência da Light para ter acesso com segurança e conforto às salas de espetáculo do Municipal.

O Shopping preserva, no primeiro andar, o balcão em que os clientes pagavam as contas de energia. Inaugurado em abril de 1929, o prédio possui comportas de segurança em todas as portas e janelas que, quando acionadas, tornavam o lugar “um grande caixa forte”. Existem, ainda, aproximadamente 28 cofres espalhados pelos andares e um cofre interligado por escadas que percorrem todo o edifício. Tudo isso para garantir a segurança do lugar. Atualmente, essas grandes caixas de ferro não possuem mais utilidade e fazem parte da decoração do Shopping. A construção também conta com elevadores americanos originais do início do século XX, feitos de cobre, ferro e madeira maciça.

O Shopping Light oferece o passeio cultural gratuito Walking Tour – Descubra São Paulo a pé. O passeio leva os participantes para conhecerem os principais pontos turísticos do centro da cidade e ambientes internos tombados que compõem o Shopping Light. Para participar, basta fazer a reserva pelo (11) 3154-2299.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO