17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

São Paulo é a cidade do ‘anda e para’, diz estudo

A chatice do “anda e para” no trânsito é pior para quem mora em São Paulo. A cidade é líder do Brasil, onde os motoristas param 22,8 mil vezes por ano no trânsito, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (21) pela Castrol e TomTom, empresas ligadas ao transporte.

No último balanço, divulgado em 2013, a cidade marcava 22,9 mil. Além da melhora ser pequena, o número ficou acima da média mundial, que é de 18 mil paradas por ano.

Para Creso Peixoto, professor do curso de engenheira civil na Faculdade de Engenharia Industrial, o número elevado está relacionado “ao excesso de motorização e a dependência principalmente do carro” para se locomover na cidade.

O professor ainda avalia que é impossível a cidade acompanhar o crescimento da frota no município. “O entupimento de carros mostra que esse sistema não funciona. Há uma forte cultura do carro, mas nós temos que mudar o modo de entender transporte”, afirmou e destacou o transporte público e a bicicleta como alternativas de locomoção.

Cuidados com o carro

Fora o tempo que o brasileiro gasta no trânsito, o próprio carro também sofre. “Há um desgaste principalmente do sistema de embreagem e freio”, explica o professor da Faculdade de Engenharia Industrial, Roberto Bortolussi.

Para evitar um desgaste ainda maior, o professor indica “acelerar e tirar o pé da embreagem de maneira suave, para forçar menos o carro”. Além disso, se a pessoa já sai esperando pegar muito trânsito, “é importante checar a água do radiador e se preocupar com a troca do óleo”, disse.

Aplicativos

Moovithttp://moovitapp.com/pt-br
Coletivohttps://www.facebook.com/appcoletivo
Sem Carro – Para Android e iOS
MubMapshttp://www.mubmaps.com

* Com informações do Metro Jornal

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS