21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Painel na Estação Pinheiros cria mosaico com fotos de usuários

Para quem vai aproveitar a cidade de São Paulo neste final de semana, 17 e 18 de setembro, utilizando o transporte sobre trilhos, a dica é conferir o painel formado com fotos de usuários na Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda da CPTM.

O mural destaca a importância da imigração e foi produzido a partir de informações coletadas de usuários, que além de serem fotografados, contaram um pouco da história de suas famílias e antepassados. As fotos formam um mosaico, intercalando-se frases e dados sobre os processos imigratórios no Brasil e no mundo.

O local escolhido foi justamente uma estação de trem, local de idas e vindas, embarques e desembarques, para lançar duas perguntas aos passageiros: “de onde você veio?” e “para onde iria?”. O objetivo é estimular a ideia de que todos podem ter raízes em lugares distantes ou estar suscetíveis a mudanças.

A instalação é um convite para que as pessoas parem por alguns minutos e possam se colocar no lugar daqueles que recomeçaram a vida fora de seus países de origem. Com essa reflexão é possível imaginar o processo migratório ocorrido no final do século 19 e os deslocamentos mais recentes, se perguntando “como eu gostaria de ser recebido em outro país?”.

O painel ficará exposto até domingo, das 4h à meia-noite. Além disso, também está disponível em formato digital na internet, para os participantes visualizarem suas fotografias e compartilharem a ação por meio da hashtag #AHistóriaContinua.

A campanha com a hashtag #AHistóriaContinua é uma ação organizada pelo Museu da Imigração, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a CPTM.

Sobra a imigração

O Brasil recebeu mais de 5 milhões de imigrantes e os recebe até os dias de hoje, perfazendo mais de 70 nacionalidades. A maior parte se fixou em São Paulo. A imigração foi uma odisseia pessoal e a trajetória de gente comum.

Ao longo de um século esses homens construiriam e constroem a riqueza do estado paulista. Entre 1870 e 1930, no período da Grande Imigração, cerca de 45 milhões de europeus cruzaram oceanos em busca de pão e trabalho.

A emigração sempre foi um movimento populacional muito comum na história. Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras.

Serviço:

Instalação #AHistóriaContinua
Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda
Até 18/09, domingo, das 4h à meia-noite

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS