27 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Dicas de consumo e direitos dos idosos

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, a Fundação Procon-SP, órgão ligado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, dá dicas de consumo e informa que possui duas cartilhas sobre direitos dos idosos:

A cartilha Direitos do consumidor idoso traz orientações sobre as principais armadilhas no mercado de consumo, como os golpes e fraudes (golpes bancários, golpes de falsos vendedores ou falsos prestadores de serviços, golpes da aposentadoria) e publicidade enganosa. Também aborda assuntos como pacotes de turismo, estacionamento, crédito consignado, planos de saúde, atendimento preferencial, habitação, transporte, entre outros. Para ver a cartilha, clique aqui.

O informativo Passagem gratuita para idosos conta com orientações sobre como obter e usufruir do benefício de gratuidade no serviço de transporte coletivo rodoviário de passageiros. Para mais informações, clique aqui.

Mais dicas:

Conta de energia elétrica

Nas cidades atendidas pela Eletropaulo existe a tarifa social ao idoso de baixa renda. Mais informações pelo telefone 0800 72 72 120 ou pelo link:

https://www.aeseletropaulo.com.br/imprensa/nossos-releases/conteudo/tarifa-social,-um-direito-do-cidadão

Consulte a distribuidora de energia elétrica de sua cidade.

Conta de gás

Nas regiões atendidas pela Comgás há a tarifa especial para aposentados. Mais informações pelo telefone 08000 110 197 ou pelo link:

http://www.comgas.com.br/pt/comgasParaVoce/Residencial/Paginas/programas-especiais.aspx

Cultura, esporte e lazer

Nos eventos culturais, esportivos, artísticos e de lazer, o idoso tem direito a pagar pelo menos 50% do valor total do ingresso, bastando a apresentação de documento oficial que confirme a idade.

As partidas de futebol no estádio Pacaembu são gratuitas para idosos.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS