22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Aplicativo ajuda idosos e pessoas com deficiência a encontrar vagas de estacionamento em São Paulo

Você sabia que em São Paulo existem mais de três mil vagas de estacionamento em vias públicas reservadas para idosos e pessoas com deficiência? Agora pense na dificuldade em encontrá-las nesta cidade de 1.523 km²?

Para facilitar esta busca, em setembro de 2016 era lançado, na sede do MobiLab, o antigo aplicativo Parknet, que mapeava todas as vagas públicas destinadas a estas pessoas no município.

O aplicativo, desenvolvido por uma das startups do Residência MobiLab – programa que fomenta empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras voltadas à mobilidade -, disponibilizava a localização de todas as vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos, com possibilidade de traçar rotas até o local de estacionamento desejado.

Além disso, o software tinha um ambiente colaborativo, em que os motoristas podiam notificar a existência de vagas ainda não mapeadas, ou ainda, podia fazer denúncias dos locais ocupados irregularmente.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a capital paulista possuia 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que 810 mil pessoas com deficiências mais severas. Para grande parte desta população, é de extrema importância que existam estes espaços reservados que facilitam a locomoção e segurança.

O Decreto Federal 5.296 de 2004 e a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146 de 2015 definem a reserva de 2% dos locais de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência.

Para utilizar estes espaços de estacionamento destinados a pessoas com deficiência no município de São Paulo é necessário possuir o Cartão DeFis.

Só podem solicitar este documento pessoas com deficiência física ambulatória nos membros inferiores ou autônoma (decorrente de incapacidade mental), com mobilidade reduzida temporária com alto grau de comprometimento, com deficiência visual e com dificuldade de locomoção.

Os motoristas interessados em obter o Cartão DeFis devem consultar os procedimentos no site da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

O aplicativo esteve disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS