18.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Sem placas, taxistas evitam corredor de ônibus mesmo após liberação

Em maio, o prefeito Fernando Haddad liberou a circulação de táxis nos corredores de ônibus da cidade. Mesmo assim, taxistas evitam rodar nos corredores, com medo de serem multados.

A medida foi tomada para acalmar os taxistas insatisfeitos com a legalização do Uber, aplicativo que conecta motoristas particulares a passageiros.

O recuo, porém, acabou gerando confusão entre os motoristas.

De acordo com a nova regra, os motoristas têm permissão para usar o corredor de ônibus, à esquerda das avenidas, em qualquer horário, desde que estejam com um passageiro. Antes, os taxistas estavam proibidos de utilizar o espaço dos corredores de ônibus nos horários de pico (das 6h às 9h e entre 16h e 20h), de segunda a sexta.

A mesma portaria também permitiu aos táxis utilizarem as faixas exclusivas, à direita das vias, com ou sem passageiros, a qualquer horário.

A sinalização nas vias, porém, não deixa isso claro. Nos corredores de ônibus, as placas avisam que é “permitido táxi nos horários e condições autorizadas”, sem esclarecer quais são os horários e condições. A permissão é restrita aos táxis e não se aplica a serviços particulares de motorista, como o Uber.

O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra, afirmou que há algumas falhas de sinalização, mas que o motorista conhece bem a cidade. “Se algum taxista tiver alguma dúvida, deve ligar para o sindicato. Isso é uma das coisas boas que o prefeito fez para os taxistas e isso favorece toda a população usuária de táxi.”

* Com informações do jornal Folha de São Paulo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS