A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos-mudos. O novo equipamento esta instalado na Central de Atendimento aos Passageiros Especiais – CAPEs São Paulo, para o atendimento às pessoas que se utilizam da linguagem por libras.
Quando o atendente precisar se comunicar com uma pessoa surda, ele aciona ICOM, a central de tradução simultânea e, dessa forma, pode prestar o atendimento de forma rápida e eficiente.
O ICOM, iniciativa da AME, entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras – a língua brasileira de sinais – baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência.
Nosso compromisso é atender aos usuários do transporte público metropolitano, com alguma deficiência, com excelência. “Esta parceria com a AME na implantação do Icom no Capes Jabaquara evidência a nossa seriedade com as ações”, destaca Sidneia Aparecida dos Santos, responsável pelo atendimento aos passageiros especiais da EMTU/SP.
“O objetivo é oferecer às empresas uma solução acessível e prática para o atendimento de cidadãos surdos na sua língua natural, como preconiza a legislação brasileira”, diz o presidente da AME, José de Araújo Neto.
Sobre a AME
A Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais é uma entidade privada, sem fins lucrativos, líder nos processos de seleção e recrutamento de profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Há 12 anos, a AME desenvolve projetos de inclusão social, oferecendo serviços como treinamento, qualificação e análise de acessibilidade focados na construção de ambientes corporativos e sociais inclusivos.