20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

EMTU implanta solução inovadora para comunicação com os passageiros surdos-mudos

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos-mudos. O novo equipamento esta instalado na Central de Atendimento aos Passageiros Especiais – CAPEs São Paulo, para o atendimento às pessoas que se utilizam da linguagem por libras.

Quando o atendente precisar se comunicar com uma pessoa surda, ele aciona ICOM, a central de tradução simultânea e, dessa forma, pode prestar o atendimento de forma rápida e eficiente.

O ICOM, iniciativa da AME, entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras – a língua brasileira de sinais – baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência.

Nosso compromisso é atender aos usuários do transporte público metropolitano, com alguma deficiência, com excelência. “Esta parceria com a AME na implantação do Icom no Capes Jabaquara evidência a nossa seriedade com as ações, destaca Sidneia Aparecida dos Santos, responsável pelo atendimento aos passageiros especiais da EMTU/SP.

“O objetivo é oferecer às empresas uma solução acessível e prática para o atendimento de cidadãos surdos na sua língua natural, como preconiza a legislação brasileira”, diz o presidente da AME, José de Araújo Neto.

Sobre a AME

A Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais é uma entidade privada, sem fins lucrativos, líder nos processos de seleção e recrutamento de profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Há 12 anos, a AME desenvolve projetos de inclusão social, oferecendo serviços como treinamento, qualificação e análise de acessibilidade focados na construção de ambientes corporativos e sociais inclusivos.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS