18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Guarulhos não oferece alternativas para possível greve de ônibus

Mesmo com a iminência de uma possível paralisação das atividades do sistema de transporte coletivo da cidade de Guarulhos após às 16h30, tanto a Prefeitura de Guarulhos quanto a Guarupass, empresa que administra os ônibus no município, não apresentaram qualquer planejamento ou plano para atender os usuários caso seja confirmada a greve dos profissionais daquela categoria. A definição deve ocorrer após o encerramento da assembleia sindical marcada para esta terça-feira (31/5).

No encontro a ser realizado pelo Sincoverg (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo), a entidade sindical irá se manifestar a favor da greve, isso porque entendem ser o índice de quase 10% o mais ideal para reajustar os vencimentos dos colaboradores. Esse percentual tem como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido durante o período de maio de 2015 a abril de 2016.

Questionado sobre a possibilidade de haver a paralisação, a administração municipal atribuiu esta ação à Guarupass, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte da cidade de Guarulhos, que por sua vez, não indicou ter qualquer planejamento para o atendimento do usuário. Este conjunto é operado por três empresas (Campo dos Ouros, Guarulhos Urbano e Vila Galvão), que juntas transportam diariamente quase 600 mil passageiros. A frota total é de 600 ônibus.

No entanto, este agrupamento empresarial ofertou, segundo a Guarupass, reajuste de 7%, índice abaixo da inflação medida pelo INPC, sobre os respectivos vencimentos, R$ 20,00 de vale-refeição e R$ 1.100,00 de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Contudo, a mesma informou que não existe um prazo específico para que as negociações possam ser concluídas. Apenas limitou-se a ressaltar que o entendimento pode ser o mais breve possível.

Como justificativa para o impasse nesta definição, as empresas alegam que o percentual exigido pelo Sincoverg, sindicato que representa a categoria, está acima das possibilidades econômicas reais. Entretanto, eles afirmam que a proposta está alinhada com todas as negociações do transporte urbano de passageiros já fechadas para este ano. O aceite desta sugestão empresarial será decidido nesta terça-feira, às 16h30, na sede do Sincoverg.

Fonte: Guarulhos Web

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS