24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Ponte Laguna é inaugurada com ciclovia e espaço para pedestres

A nova ponte Laguna, sobre o rio Pinheiros, está aberta à circulação de pedestres, ciclistas e veículos. A obra, entregue nesta quarta-feira (4), alivia o trânsito da ponte João Dias, sentido Interlagos. A ponte foi construída com recursos da Operação Urbana Águas Espraiadas, que prevê ainda o alargamento da avenida Chucri Zaidan, com instalação de corredor de ônibus e ciclovia.

Na inauguração, o prefeito Fernando Haddad reafirmou a importância da nova estrutura para a população da região. “Além de aumentar a mobilidade, estamos integrando todos os parques do entorno do rio Pinheiros. O Parque do Povo, o Villa-Lobos, o Ibirapuera e agora o Burle Marx estão ligados por malha viária e cicloviária, o que permite mais lazer”, disse o prefeito.

A ponte Laguna tem acessos pela rua Laguna e pela Marginal Pinheiros. Realiza a travessia do rio Pinheiros em apenas um sentido, da área da Granja Julieta para a região do Morumbi, na zona sul. Será uma alternativa para os veículos que se deslocam da avenida Santo Amaro rumo à Marginal Pinheiros. Conta também com uma saída para o Parque Burle Marx. Os automóveis farão o sentido oposto de circulação por meio da ponte Itapaiúna, que está sendo construída pela iniciativa privada como compensação de um polo gerador de tráfego.

A estrutura tem 365 metros de extensão, duas faixas de rolamento, ciclovia e passeio. “A ponte desafoga a ponte João Dias e também a ponte do Morumbi. Dá uma amenizada também na Giovanni Gronchi. A ciclovia conecta-se com a da Hebe Camargo, que sai lá na Francisco Morato. Vai estar também conectada com o corredor da Berrini e da Chucri Zaidan”, explicou o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

Foto: César Ogata/Secom

Atualmente, na ponte João Dias, passam 6.000 veículos/hora e na ponte do Morumbi, 5.300/hora. Na tarde desta quarta (4), até às 17h, 420 carros por hora passaram pela ponte Laguna. A estimativa da CET é que 2.000 veículos por hora utilizem a ponte.

As obras receberam investimentos de cerca de R$ 160 milhões e começaram em janeiro de 2015.

Prolongamento

A intervenção inaugurada integra o Complexo Viário Chucri Zaidan, projeto de prolongamento da avenida Chucri Zaidan até a avenida João Dias. “Nós estamos começando a obra de ampliação da Chucri e quando estiver pronta vamos ter a totalidade de uso do complexo”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe.

No total, serão 3,25 quilômetros de obras viárias, incluindo 2,8 quilômetros de alargamento em nível e 880 metros de túnel. O complexo será interligado com a malha cicloviária da região e contará com espaço exclusivo para ônibus. As obras de prolongamento e a ponte recebem o total de investimentos de R$ 404 milhões. A previsão de entrega do complexo é de oito meses.

Foto: César Ogata/Secom
Foto: Renata Carvalho

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS