19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linha 4-Amarela passa a informar tempo de chegada dos trens nos monitores das plataformas

A partir desta segunda-feira, dia 18, quem viajar na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo vai saber exatamente quando irá embarcar no próximo trem. A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, coloca em funcionamento uma nova ferramenta tecnológica que passa a informar nos monitores das plataformas quantos segundos faltam para o trem chegar às estações intermediárias (Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista e República). No caso das estações terminais, Butantã e Luz, o sistema informa o tempo de partida dos trens.

A ViaQuatro é pioneira, e até hoje, a única operadora no Brasil a lançar esse serviço. A previsão do horário de chegada somente é possível graças ao moderno sistema de sinalização automática (CBTC) utilizado pela ViaQuatro. Em algumas linhas de metrô do mundo com sistemas automáticos semelhantes ao da Linha 4-Amarela esse tipo de serviço também foi adotado.

A ferramenta inédita foi inteiramente desenvolvida pelos colaboradores da ViaQuatro. “Precisamos sempre aprimorar nossos serviços com o emprego de tecnologias cada vez mais avançadas e inovadoras. Com isso é possível suprir as exigências crescentes da população por maior regularidade, conforto e eficiência no sistema de transporte público. Nosso esforço tem sido reconhecido no alto índice de satisfação obtido junto aos usuários”, afirma o presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Sempre atenta à melhoria do serviço prestado, nos próximos quatro meses a ViaQuatro irá observar o impacto da iniciativa no comportamento dos passageiros. O cronômetro deve oferecer ao usuário a chance de programar sua viagem com maior tranquilidade. A expectativa é que a iniciativa estimule mudanças no comportamento de alguns passageiros, evitando correrias e interferências na operação comercial.

A contagem regressiva é baseada no intervalo real entre os trens na Linha 4-Amarela, que nos horários de pico é de 2,5 minutos. O cronômetro zera quando o trem entra na plataforma e o monitor passa a exibir os vídeos educativos produzidos pela ViaQuatro e o status da operação de todas as linhas do Metrô e da CPTM. A contagem recomeça quando o trem parte. Nas sete estações estão instalados oito monitores em cada plataforma.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS