18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

​​​Programação especial na Estação Santo André celebra aniversário da cidade

O mês de abril traz uma programação cultural recheada para os usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no ABC. Em comemoração ao aniversário de 463 anos de Santo André, celebrado no último dia 8, a Estação Prefeito Celso Daniel, que atende a Linha 10-Turquesa, recebe o projeto “Ocupação Adoniran” a partir desta sexta-feira, 15/04, às 16h.

A estação Santo André servirá de palco para apresentações musicais em homenagem a Adoniran Barbosa, nas próximas três sextas-feiras de abril (15, 22 e 29/04). O local também abrigará uma exposição em grafite digital assinada pelo artista gráfico Bruno de Nadai. Além disso, o público também poderá fazer uma selfie ao lado de uma imagem estilizada do músico.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo André, que neste ano homenageia Adoniram Barbosa. Nascido em Valinhos, criado em Jundiaí, Adoniran – nome artístico de João Rubinato – chegou a Santo André, em 1924, onde morou até a década de 1930, quando deixou a cidade para dedicar-se à carreira artística.

Neste período, o trem marcou a vida do jovem que trabalhava na capital paulista. Parte dessa experiência está retratada na composição “Trem das Onze”, com um detalhe: como Santo André não rimava com… amanhã!, a licença poética deu lugar à Jaçanã.

Agora o clássico “Trem das Onze” dá nome a exposição em grafite digital do artista gráfico Bruno de Nadai, que se inspirou em momentos da vida e da obra do compositor. A mostra fica em cartaz no acesso principal da Estação Santo André, de 15/04 a 31/05.
Outra atração para o público é o “Painel de Selfie”, com uma imagem estilizada de Adoniran Barbosa. Entre os dias 15 e 29/04, quem quiser poderá se fotografar ao lado do cantor.

Já os sucessos do cantor serão executados em cinco apresentações. Nesta sexta-feira (15), a Corporação Musical Lira de Santo André, mais conhecida como Banda Lira, apresenta às 16h30 um repertório especial com composições de Adoniran. Já às 17h, será a vez do grupo SambaSó Quarteto, fundado pelo instrumentista André Calixto, resgatar sucessos como Saudosa Maloca.

No dia 22, a voz e o violão de Leandro de Abreu entoam canções de Adoniran, a partir das 16h, e a Cia. do Pandolfo lembrará a trajetória do sambista com uma dose de humor em “Adoniran, agora nóis vai!”. No dia 29, último dia de shows, o bloco Embaixadores da Maloca do Barbosa encerra a festa em homenagem ao grande autor.

Serviço:

Ocupação Adoniran
Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa

Sexta-feira, 15 de abril
16h00: Abertura do projeto Ocupação Adoniran e da exposição “Trem das Onze”
16h30 às 17h00: Banda Lira
17h00 às 18h30: SambaSó Quarteto

Sexta-feira, 22 de abril
16h00 às 18h00: Leandro de Abreu, voz e violão e apresentação da Cia. do Pandolfo, com “Adoniran, agora nóis vai!”

Sexta-feira, 29 de abril
16h00 às 17h30: Embaixadores da Maloca do Barbosa

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS