20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Siniav segue a passos lentos e sem prazo definido

A implantação dos sistemas de pagamento de pedágio por trecho percorrido no Brasil ainda segue a passos lentos e sem prazo definido. Atualmente, somente 88 mil motoristas se beneficiam do modelo de cobrança, considerado mais justo.

O Ponto a Ponto funciona, atualmente, em quatro rodovias do interior paulista e não tem um cronograma de expansão definido. Nas federais, o pedágio proporcional depende da implantação de uma tecnologia mais abrangente, o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), que vem sendo discutido há anos.

O Siniav pode ser resumido em duas palavras: emplacamento eletrônico.

Com ele, chips serão instalados nos carros e será possível identificar quando eles entram ou saem de uma rodovia, conforme explica o coordenador de informatização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Antoniony Lopes Alves da Silva.

“O intuito do sistema é ter um emplacamento eletrônico de um veículo e, desta forma, você ter a identificação eletrônica dele. Vai auxiliar, principalmente, na questão da fiscalização. Podemos imaginar um veículo roubado ou furtado que, para a polícia, será muito mais fácil localizar”, explicou o coordenador.

Mas para chegar nesta etapa, vai demorar. O Denatran concluiu a fase de desenvolvimento da tecnologia que será usada no emplacamento eletrônico e está credenciando empresas para prestação do serviço.

Em 1º de janeiro, teve início o prazo para que o departamento começasse a definir um cronograma com os Detrans de cada estado que irão instalar os chips.

Segundo Antoniony Lopes, ainda não é possível dizer quando todos os veículos estarão circulando com as tags. “Não quer dizer que, no dia 1º de janeiro, toda a frota deveria estar dentro do Siniav. A data inicia o processo de elaboração dos cronogramas dos Detrans. Nós temos 27 estados com diferenças gritantes de cada região e realidade. Então, não deveríamos e nem poderíamos tratar um Siniav com uma data assim”, disse.

Na etapa seguinte, as concessionárias que já administram estradas, ou que vencerem licitações, poderão instalar pórticos com antenas para registrar o trecho percorrido.

* As informações são da Rádio Bandeirantes

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS