20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Justiça proíbe Prefeitura de São Paulo de apreender carros do Uber

A Justiça de São Paulo determinou nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, que os motoristas do Uber podem trabalhar livremente na capital paulista, sem terem os carros apreendidos por fiscais da Prefeitura de São Paulo. A decisão, em caráter liminar (provisória), é uma vitória do aplicativo diante da disputa com taxistas.

Os veículos só podem ser apreendidos se os motoristas descumprirem leis de trânsito comuns, como direção sob efeito de álcool.

O serviço de carona paga do Uber é considerado irregular. No mês passado, a gestão do prefeito Fernando Haddad abriu consulta pública para regulamentar o aplicativo.

Os taxistas são contra qualquer tipo de regulamentação e, nos últimos dias, radicalizaram ações contra motoristas do serviço.

Na última quinta-feira, dia 28 de janeiro, carros que trabalham para o Uber foram apedrejados na frente de um hotel na Zona Sul da cidade.

O presidente do Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de SP), Antônio Matias dos Santos, chegou a postar um vídeo em uma rede social no qual afirma que o prefeito Fernando Haddad não cumpre o compromisso firmado com os taxistas.

Afirmou “que a palhaçada na cidade acabou e, agora, é cacete”, em referência ao aplicativo.

Na decisão divulgada hoje, o desembargador Fermino Magnani Filho afirmou que a prefeitura não pode apreender veículos que trabalham para o Uber.

“Inequivocamente, de parte dos antagonistas, motoristas de táxis ‘tradicionais’, pretensões monopolistas, temor à concorrência, o repúdio ao convívio com esse novo serviço, movimentos paredistas em vias públicas (em prejuízo da normalidade urbana)”, diz o desembargador, na decisão.

“E no extremo, violências físicas. A administração não pode apreender veículos, como diariamente noticiado, apenas por que tais motoristas não são considerados ‘oficialmente’ taxistas num campo, ao que parece, ainda não convenientemente regulamentado da atividade econômica”, completa.

A gestão Haddad afirmou que a decisão da Justiça “fortalece o debate”. “No momento em que todas as grandes metrópoles do mundo discutem a questão da Uber e de outras formas de transporte, a Prefeitura de São Paulo se propõe a aprofundar o debate e divulgar os resultados da consulta pública, que já recebeu cerca de 6.000 propostas”, diz.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS