27 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Geraldo Alckmin lança site com dados sobre acidentes de trânsito

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou nesta terça-feira (23) um site onde serão agrupadas informações de acidentes de trânsito no Estado. Chamado de InfoSiga, o site trará informações atualizadas mensalmente. Segundo o governador, essas informações serão públicas.

O sistema será baseado na triagem e na tabulação de boletins de ocorrência da Política Civil, para as estatísticas de óbitos, e dados da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, para os números relativos a acidentes de trânsito com vítimas.

O site Segurança no trânsito entrou no ar nesta terça. De acordo com o governo, os dados serão atualizados até o dia 19 do mês com informações como faixa etária e gênero das vítimas, tipo de veículo, local e perfil do acidente.

“Estamos dando um passo muito importante para a redução de uma das principais causas de morte [no Estado]”, disse Alckmin. “A maior causa externa de morte antigamente era homicídio. Hoje é acidente rodoviário. Chega a ser quase o dobro o número de mortes.”

Também na terça, o governo assinou, por intermédio do Detran-SP, convênio com 15 municípios para o repasse de R$ 10,5 milhões em recursos do Estado para investimentos em fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Os convênios têm prazo de um ano.

Alckmin disse que os convênios com os municípios são importantes porque “perto de 70% dos acidente não são nas autoestradas, mas sim nas cidades, especialmente por atropelamentos e acidentes de motocicletas”. Nesse convênio a prefeitura tem um conjunto de tarefas a realizar para reduzir dessas mortes”, disse Alckmin.

A escolha desses 15 municípios, segundo o governo, foram consideradas cidades que têm números médios superiores a 15 óbitos, entre 2011 e 2013. Foram tomados três municípios com taxa de óbitos por 100 mil habitantes de cada faixa populacional, além de três municípios com média acima de 15 óbitos baseados no ranking estadual.

Segundo o governador, todos os 645 municípios do Estado de São Paulo serão beneficiados pela inciativa.

META DA ONU

A iniciativa é uma ação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, criado em agosto do ano passado pelo Executivo estadual. Algumas empresas, como a companhia de bebidas Ambev, o banco Itaú e a seguradora Porto Seguro são apoiadores do movimento.

Segundo o governo estadual, o objetivo do sistema é colher informações para desenvolver políticas para alcançar a meta da ONU (Organização das Nações Unidas), que é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2020 – utilizando-se como referência os números de 2010.

Em 2015, morreram no Estado de São Paulo 6.066 pessoas em acidentes de trânsito. Destas, 77% ocorreram entre homens. As faixas etárias com maior incidência de óbito são 18-24 anos (16%) e 25-29 (10%).

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS