Embora as ciclovias ainda sejam aprovadas pela maioria dos paulistanos, a rejeição às faixas exclusivas para bicicletas criadas pela gestão Fernando Haddad (PT) vem aumentando, de acordo com o Datafolha.
Segundo a nova pesquisa, 56% dos paulistanos são favoráveis a elas, percentual menor do que o registrado no primeiro levantamento sobre o tema, em setembro de 2014. Naquela ocasião, 80% dos entrevistados aprovavam as ciclovias.
Atualmente, 39% são contra as faixas para bikes, salto de 25 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, quando os desfavoráveis eram apenas 14%.
Os mais jovens –entre 16 e 29 anos– representam a maior fatia dos a favor (73%). O percentual cai de acordo com o aumento da idade: 41% são a favor na faixa entre 41 e 59 anos e 40% entre os que tem 60 anos ou mais.
GRADATIVA
Pesquisa de fevereiro passado já mostrava diminuição da aprovação das ciclovias, quando houve queda de 14 pontos na aprovação às vias exclusivas –dos 80% em setembro, o número caiu para 66%, enquanto os contrários saltaram de 14% para 27%.
O índice de reprovação cresceu à medida que a prefeitura aumentou a quantidade de ciclovias. A cidade conta atualmente com 365 quilômetros de ciclovias, quatro vezes maios do que em setembro de 2014 –eram 78 km.
Entre as críticas às ciclovias estão a subutilização de parte delas. Outro problema é a precarização das faixas na periferia.
Leia também: A um ano da eleição, prefeito Fernando Haddad atinge maior reprovação
Leia também: Abertura da Avenida Paulista para lazer e redução de velocidade em vias da cidade dividem paulistanos
Fonte: Folha de São Paulo