23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

CPTM lança Programa de Voluntariado

A partir deste mês, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passou a fazer parte do ainda seleto grupo de instituições públicas que possuem internamente um Programa de Voluntariado – prática já estabelecida em empresas privadas.

Para se ter uma ideia do alcance do Programa, a CPTM possui 8.600 empregados atuantes em 22 municípios da região metropolitana de São Paulo. Se apenas 20% deles se tornarem voluntários, serão 1.720 pessoas desenvolvendo alguma ação social.

A ideia de criar o Programa de Voluntariado veio de Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da CPTM desde março deste ano. Paulo é voluntário desde 2002 e já deu aulas em favelas do Rio de Janeiro – com temas desde entender gráficos a sobre importância de ir à escola – e, por oito anos, distribuiu sopa de segunda a sexta, às 19h30, em Fortaleza (Ceará). “Ao doar seu tempo, seu trabalho e seu talento, o voluntário se transforma internamente e também aprende.”

O Programa funcionará em parceria com ONGs e institutos sem fins lucrativos cadastrados no Fundo Social de Solidariedade. A primeira atividade envolveu a distribuição de 262 brinquedos doados pelos empregados da Companhia para fazer a felicidade dos pequenos carentes no “Dia da Criança”. Metade dos brinquedos foi entregue pessoalmente por voluntários, no dia 17 de outubro, à Comunidade Kolping – que atende crianças, adolescentes e idosos carentes da região de Guaianases, na zona leste da capital. A outra parte das doações foi encaminhada à ONG Amigos do Bem, que tem como missão transformar vidas no sertão nordestino.

O próximo passo do “Voluntários CPTM –Unidos pelos Trilhos” será realizar uma pesquisa com os empregados interessados no programa para identificar quais atividades eles poderão participar. A partir desse resultado, serão fechadas novas parcerias.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS