22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Move São Paulo inicia obras de construção da Estação Freguesia do Ó da Linha 6-Laranja do Metrô

O governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Move São Paulo iniciou hoje as obras para construção da Estação Freguesia do Ó, que faz parte da Linha 6-Laranja do Metrô. Com área total construída de 11.560 m² e 33 metros de profundidade distribuídos em 4 andares subterrâneos, a Estação da Freguesia do Ó é a primeira da Linha 6-Laranja a ser construída. A obra já gerou 200 novos postos de trabalho.

Entenda a obra

O processo adotado pela Move São Paulo para construção da Linha 6 prevê a utilização de dois shields, mais conhecidos como tatuzões, ou, na linguagem técnica brasileira, tuneladoras. Estes equipamentos têm características distintas: um escavará rocha no sentido noroeste da linha (Brasilândia), e outro foi produzido para escavar solo no sentido sul (São Joaquim).

Na estação Freguesia do Ó, o trabalho de escavação e contenção dos poços tem previsão de 14 meses para ser concluído. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Após a finalização dessa etapa, a estrutura da estação Freguesia do Ó estará pronta para receber a passagem do shield para rocha.

A estrutura da estação Freguesia do Ó será a primeira a ser interligada ao Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê. Para que o tatuzão siga o seu traçado de construção do túnel, a estrutura de concreto da estação precisa estar pronta. Em seguida, o tatuzão seguirá a escavação e construção do túnel em direção a estação João Paulo I, que também deverá ter sua estrutura finalizada quando ele estiver chegando.

Mudança no Viário

Na primeira fase de preparação do canteiro de obras da estação Freguesia do Ó – iniciada na segunda quinzena de julho -, as vias e acessos na região foram alteradas para receber as obras da Linha-6. Parte da Avenida Miguel Conejo passou a ter sentido único (bairro), com duas faixas interditadas. Outra mudança importante ocorreu na Rua Bonifácio Cubas, que passou a ter sentido marginal e recebeu a faixa de ônibus exclusiva da Avenida Miguel Conejo. Para facilitar o acesso ao comércio local, os estacionamentos rotativos na via foram liberados no horário de pico. Para melhorar o fluxo entre as vias, as fases no semáforo da Avenida Santa Marina foram reduzidas e um novo semáforo foi instalado na Rua Eneas Luís Barbanti.

Sobre a Linha

A Linha-6 Laranja de Metrô terá 15,3 km de extensão e 15 estações integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus e vai beneficiar mais de 633 mil pessoas por dia em um trajeto que vai economizar até 1h30 o tempo gasto atualmente de carro ou ônibus, reforçando o compromisso da Move São Paulo de contribuir para melhorar a mobilidade urbana na cidade.

Principais dados:

Extensão: 15,3 km
Trens: 22
Estações: 15 integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus; 18 poços de ventilação, 1 pátio de trens e duas subestações que irão fornecer energia para a linha.
Frentes de trabalho: 36
Benefício: mais de 633 mil passageiros/dia
Tempo total de percurso: 23 minutos
Número de postos de trabalho gerados: 1 mil postos de trabalho já criados, entre colaboradores da Concessionária Move São Paulo e trabalhadores do Consórcio Construtor CEL6. No total teremos 9 mil durante a construção e 1 mil durante a operação
Valor de contrato: R$ 9,6 bilhões

Status geral das obras

No primeiro ano do projeto, já foram criados mais de 1 mil postos de trabalho. O canteiro central localizado dentro do VSE Tietê – que tem entre suas funções apoiar as obras -, está 100% concluído. As obras da fábrica de aduelas, que vão produzir os anéis de concreto necessários para revestir 13 quilômetros de via de túnel, já foram finalizadas.

Centro de Atendimento à Comunidade – CAC Freguesia do Ó

Na última semana, a Linha 6-Laranja de metrô inaugurou seu primeiro Centro de Atendimento à Comunidade. Localizado no canteiro de obras da futura estação Freguesia do Ó, à Rua Bonifácio Cubas, 130, o horário de funcionamento do CAC é de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 19h00 e na sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

No local, a comunidade pode obter informações gerais, tirar dúvidas e fazer comentários sobre a Linha 6-Laranja, além de ter acesso ao mapa do trajeto e assistir ao vídeo do projeto para conhecer mais sobre o trajeto da nova linha, que vai mudar o perfil de mobilidade urbana da região noroeste da cidade.

Sobre a Move São Paulo

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia – São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia. A Linha 6-Laranja de metrô criará mais pontos de integração na rede metroferroviária e facilitará o acesso às diferentes oportunidades que a cidade oferece nas áreas de lazer, cultura, educação e trabalho.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS