19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Ciclovias preocupam pelo excesso de velocidade

Os próprios ciclistas reclamam da rapidez de circulação e dos pedestres que também utilizam as faixas

A morte de um pedestre nesta semana reabriu a discussão sobre a segurança nas ciclovias de São Paulo. A maior preocupação, tanto de pedestres, quanto de ciclistas é o excesso de velocidade.

As reclamações sobre o excesso de velocidade vieram inclusive dos próprios ciclistas. Há também quem observe a desatenção de pedestres, que param no meio do caminho ou atravessam sem olhar.

Somente em alguns locais a sinalização indica que pedestres e ciclistas podem compartilhar o mesmo espaço. Isto acontece na ciclovia de Sumaré e na que liga as estações de metrô Tatuapé e Corinthians-Itaquera, além das que ficam no centro histórico.

Mesmo com a sinalização de que é proibido pedestre na ciclovia, na Avenida Paulista, têm aparecido algumas pessoas correndo na pista.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) alega que não tem como abordar os pedestres, a não ser para alertar sobre as situações de risco, pois não existe regulamentação no Conselho Nacional de Trânsito, e, como a lei também não prevê infrações de ciclistas, a companhia diz que investe em ações de conscientização.

Um homem morreu após ser atropelado por um ciclista que passava em alta velocidade na ciclovia sob o Minhocão, em São Paulo, na segunda-feira.

Segundo a viúva da vítima, o homem tinha saído de casa pra comprar pão e morreu no meio do caminho.

Esta ciclovia foi alvo de críticas por problemas, como pontos cegos na passagem pelos pilares do elevado e a proximidade com as paradas de ônibus.

No dia da inauguração desta ciclovia, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que poderia haver ajustes se houvesse necessidade.

Haddad também disse que a relação entre ciclistas e pedestres exige “uma certa atenção dos dois lados”.

Fonte: Band

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS