19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Com testes em Santos, VLT vira atração turística e opção de passeio

Desde o início do mês, a viagem de testes do modal chegou à Estação Pinheiro Machado, no Canal 1

Um programa diferente para a garotada no final das férias escolares tem sido passear no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Desde o início do mês, a viagem de testes do modal chegou à Estação Pinheiro Machado, no Canal 1, em Santos. Desde então, muita gente aproveita para matar a curiosidade sobre o novo meio de transporte.

Nesta etapa, quando o trajeto é gratuito, o primeiro trem parte da estação, às 13 horas, rumo a São Vicente. Mas antes que ele chegue à plataforma, muita gente já está no local aguardando o embarque.

“Vim na segunda-feira, mas o trem deu problema. Voltei hoje e estou ansiosa para o passeio”, disse a dona de casa Bernadete Aparecida Caetano, de 65 anos, que levou os netos João David, de 10 anos, e Maria Alice, de quatro anos.

A família mora perto da plataforma e João não via a hora de entrar no VLT. “Um amigo que mora no meu prédio veio e falou que é muito legal”. Já a pequena Maria Alice ainda não sabia muito bem o que ia encontrar no trajeto, mas se surpreendeu ao saber que passaria dentro de um túnel. “Deve ser emocionante”.

A esteticista Eunice Xavier convidou a irmã, que mora em Guarujá, para dar uma volta no veículo. “Moro aqui perto e vi a obra sendo feita. É hora de conhecer um pouquinho esse trem para ver se valeu a pena esperar tanto”.

Mas não é apenas a curiosidade que faz com que as pessoas já embarquem no VLT. “Moro aqui perto e tinha que fazer compras no Centro de São Vicente. Então aproveitei para fazer a viagem”, disse a professora Renata de Almeida.

Dica: Conheça mais sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

A comerciante Marcia Regina da Silva Gonçalves tirou proveito duas vezes da fase de testes: conhecer o novo modal e não gastar dinheiro para visitar a sogra. “Tinha que levar meus dois filhos para ver a vó. Agora vamos estrear no VLT sem gastar nada”.

As viagens testes acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas. A última partida que sai de Santos acontece por volta das 15h30. O trem segue parando em todas as estações até chegar à próxima ao Canal dos Barreiros, em São Vicente. Essa etapa começou no final de abril, nas áreas de embarque vicentinas, e já transportou 60 mil passageiros. Na última terça-feira, mais de 500 pessoas embarcaram na estação do Canal 1 .

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), responsável pelo modal, afirma que ainda não há prazos para que os horários ou percurso das viagens teste sejam ampliados.

Leia também: Alckmin assina contrato de PPP para VLT na Baixada Santista

* Com informações do portal A Tribuna

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS