22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Aeroporto de Guarulhos receberá sistema para pouso inédito no Brasil

O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, irá instalar um novo sistema de pouso por instrumentos inédito no Brasil. A equipe do aeroporto confirmou nesta quarta-feira, dia 24 de junho, que aguarda a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil para divulgar uma data em que o sistema começará a funcionar.

O aeroporto será o primeiro do Brasil a ter a tecnologia. Em países europeus, como a França e a Suécia, e nos Estados Unidos, o ILS III A já está instalado em diferentes cidades.

O sistema se chama ILS III A (Instrument Landing System) e garante que o piloto realize um pouso com altura de decisão menor do que 30 metros (100 pés) e contato visual com a pista de até 200 metros. Altura de decisão é a altitude mínima para o pouso ser abortado, caso haja neblina, chuva ou qualquer empecilho e a pista esteja sem visão para o piloto.

Em todo o Brasil, diferentes aeroportos utilizam o ILS I e o ILS II, que garantem alturas de decisão diferentes. O piloto, em algumas situações climáticas, acaba tendo de adiar o pouso ou evitar decolagem. O ILS funciona a partir de dois sistemas: um mostra a orientação lateral em relação à pista e, o outro, a orientação vertical.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS