22.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Operação Dá Licença para o Ônibus – Região do Belém ganha mais um trecho de faixa exclusiva a partir de segunda-feira, 20/04

A medida tem como objetivo privilegiar o transporte público. Coletivos terão prioridade ao longo de 1,1 km, nas ruas Belém, Júlio de Castilhos e Fernandes Vieira, no sentido bairro.

A partir da próxima segunda-feira, 20/04, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, no corredor formado pela Rua Belém, Largo São José do Belém, Rua Júlio de Castilhos e Rua Fernandes Vieira, entre a Avenida Celso Garcia e Rua Toledo Barbosa, no Belém, Região Leste da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, no sentido bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com esta implantação, a partir de 20/04, a malha de faixas exclusivas chegará aos 475,4 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 385,4 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.

População Beneficiada

· Rua Belém, no trecho entre Avenida Celso Garcia e Largo São José do Belém, circulam 10 de linhas de ônibus, numa frequência de 67 ônibus/hora, que transportam 108 mil pessoas por dia, em média;
· Largo São José do Belém, no trecho entre as ruas Belém e Julio de Castilho, circulam 14 linhas de ônibus, numa frequência de 94 ônibus/hora, que transportam 156 mil pessoas por dia, em média;
· Rua Julio de Castilho, no trecho entre o Largo São José do Belém e Rua Fernandes Vieira, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média;
· Rua Fernandes Vieira, no trecho entre as ruas Julio de Castilho e Toledo Barbosa, circulam 5 linhas, numa frequência de 32 ônibus/hora, que transportam 49 mil pessoas por dia, em média.

Alterações no Sistema Viário

Em razão da implantação da faixa exclusiva a regulamentação do estacionamento rotativo Zona Azul será alterada no período da tarde.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 27/04, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao Público

– Respeite a sinalização;
– Se necessitar pedir informações proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS