20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Rua Coronel Xavier de Toledo terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, dia 19

Coletivos terão prioridade ao longo de 200 metros no sentido da Avenida São João.

A partir desta segunda-feira (19/01), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 200 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Coronel Xavier de Toledo, região central da cidade. A nova faixa funcionará de segunda a sexta-feira das 6h00 às 20h00 e aos sábados das 6h00 às 14h00, entre a Rua Sete de Abril e o Viaduto do Chá, no sentido da Avenida São João.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com estes 200 metros, a partir de 19/01,a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 462,3 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

População Beneficiada

Pela Rua Coronel Xavier de Toledo, no trecho desta implantação, circulam 36 linhas de ônibus, com frequência média de 203 ônibus/hora no horário de pico, transportando 332 mil passageiros em média por dia útil.

Alterações no Sistema Viário

Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização

A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 26/01 a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

– Respeite a sinalização;

– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

– Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Fonte: CET

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS