18 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Aeroporto de Viracopos em Campinas é o melhor avaliado pelos passageiros, diz SAC

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é o melhor avaliado entre os 15 principais do país, segundo a oitava pesquisa de satisfação do passageiro, organizada pela Secretaria de Aviação Civil. O levantamento foi feito entre os meses de outubro e dezembro de 2014. É a segunda vez desde o primeiro trimestre de 2013 que o aeroporto conquista este patamar, segundo a Secretaria de Aviação Civil.

De acordo com o órgão federal, o levantamento feito pela Praxian Business & Marketing ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais nos terminais que correspondem a 95% da movimentação no Brasil.

Foram 48 perguntas, incluindo tempo de espera no check-in, oferta de transporte público, chegada das bagagens após desembarque e limpeza dos banheiros. Ainda segundo a Secretaria de Aviação Civil, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.

Escala e “concorrência”

Na escala de 1 a 5, o terminal de Campinas tem média de 4,29, de acordo com o levantamento divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 29 de janeiro.

O desempenho do check-in, conferência de documentos e bilhetes, deu ao terminal de Viracopos nota média de 4,86, a melhor de todos da pesquisa. A média é de 10 minutos, 11 minutos a menos do que o aeroporto de Manaus, para voos domésticos. Para voos internacionais os passageiros esperam em média, em Campinas, seis minutos.

Depois do aeroporto de Viracopos, ficaram o aeroporto de Recife (4,28) e o aeroporto de Curitiba (4,27). O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, completam a lista dos cinco primeiros, com as médias 4,19 e 4,16, respectivamente. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou na sétima posição com média de 4,06.

O aeroporto de Guarulhos, que opera voos nacionais e internacionais, recebeu a nota média de 3,73, na 14ª posição entre os 15 principais. Ficou apenas à frente do aeroporto de Cuiabá, com média de 3,48.

Novo Viracopos

O Aeroporto de Viracopos passa pela nova fase após ser concedido à iniciativa privada. Segundo a Brasil Viracopos, concessionária que o administra, o investimento em 30 anos de concessão será de R$ 9,5 bilhões para alcançar 80 milhões de passageiros por ano.

Na primeira parte foram investidos R$ 3 bilhões para a construção do novo terminal de passageiros com capacidade para 25 milhões de passageiros por ano.

Raio x

Dados da pesquisa apontam que 74% dos entrevistados consideram os aeroportos como bons ou muito bons. Do total de pesquisados, 66% estavam em voo doméstico e 63% utilizam táxi para chegar e sair do terminal.

O aeroporto de Cuiabá recebeu a pior nota média, 3,48, no índice de satisfação geral para aeroportos de até 5 milhões de passageiros por ano. O pior entre 5 milhões e 15 milhões de usuários por ano é o aeroporto de Salvador, com nota 3,78. O aeroporto de Guarulhos foi o pior, com média de 3,73, para acima de 5 milhões de passageiros.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS