19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

6º ato contra tarifa passa por prédio de Fernando Haddad e termina no Ibirapuera

O 6º ato contra as tarifas de ônibus, trens e metrô a R$ 3,50, promovido pelo Movimento Passe Livre (MPL), percorreu ruas da Zona Sul de São Paulo nesta quinta-feira (29) e terminou sem incidentes graves por volta das 21h30 na região do Ibirapuera. Durante o percurso, manifestantes pararam em frente ao prédio do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para entregar o que chamaram de “Troféu Catraca”.

A Polícia Militar informou que o Monumento às Bandeiras, onde acabou o ato, foi pichado por manifestantes. Duas pessoas acabaram detidas com bolas de gude e uma lata de spray, segundo a corporação. Elas foram levadas ao 78º Distrito Policial, nos Jardins. Uma agência bancária também teria sido atacada e teve ao menos um dos vidros da fachada quebrado.

Os manifestantes se reuniram no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) no fim da tarde para definir o trajeto. Eles receberam o apoio de um grupo de professores que fez um ato durante a tarde na Praça da República, no Centro. A Polícia Militar, que contou com um efetivo de 800 homens durante o protesto, vetou que a passeata seguisse para o sentido Consolação da Avenida Paulista. Eles decidiram andar no sentido Paraíso.

O grupo saiu em caminhada por volta das 18h30 e fechou um dos sentidos da via. O MPL diz que a passeata chegou a reunir 10 mil pessoas. A PM falou em 1,2 mil participantes. A manifestação percorreu a Avenida Paulista até a Praça Oswaldo Cruz e parte da Avenida Bernardino de Campos. Depois, desceu a Rua Afonso de Freitas, no Paraíso, onde mora o prefeito Fernando Haddad.

O prédio de Haddad teve a segurança reforçada por PMs, que formaram uma barreira diante do edifício. Os manifestantes pararam, se sentaram na via, cantaram e pularam uma catraca dourada que pretendiam entregar ao prefeito. Em seguida, foram para a Avenida 23 de Maio, onde chegaram a bloquear totalmente o sentido aeroporto.

O protesto entrou, então, na Avenida Pedro Álvares Cabral, na região do Parque Ibirapuera, passou em frente à Assembléia Legislativa e foi encerrado no Monumento às Bandeiras. A PM diz que pelo menos 40 adeptos da tática black bloc, que fazem depredações em protestos, participaram do ato. Um fotógrafo disse que teve o equipamento quebrado por um grupo de black blocs.

Confira abaixo a galeria de imagens registradas pelo repórter Eduardo Silva.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS